Noticias

Dia de São Nicolau: por que o santo tem a ver com Papai Noel?

Nicolau é o nome de um santo considerado pelos cristãos o protagonista de inúmeras ações caridosas. O dia dedicado à figura bondosa, que inspirou a criação do Papai Noel, é este 6 de dezembro. Nascido no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, Nicolau era filho de uma rica família. Foi sacerdote da diocese de Mira e ficou conhecido, principalmente, pela doação para com os pobres.

Entre as histórias do bom homem, está a de que, após receber de herança da família uma grande quantia de dinheiro, partilhou a fortuna com os necessitados. Uma das lendas conta que Nicolau, ao saber que três irmãs não tinham dotes para os casamentos e, por isso, o próprio pai havia aconselhado-as a se prostituírem, resolveu ajudá-las. Jogou, durante a noite, pela janela da casa das moças, três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens, o que possibilitou os matrimônios.

Em diversas outras passagens, também durante à noite, Nicolau teria distribuído presentes nas portas das casas de pessoas pobres. Nicolau morreu no dia 6 de dezembro de 324, em Mira, com fama de santidade.

Nos países do Norte da Europa, é lembrado como o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro e acabou se tornando o Papai Noel dos Alemães. Segundo a tradição, ele deixa doces e guloseimas nas botas das crianças que se comportaram bem durante o ano.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *