Lula faz referência a Deus e milagres em discurso em Pernambuco
Entorno do presidente discute aproximação com líderes evangélicos diante de queda de popularidade do governo
Diante da tentativa da cúpula palaciana de aproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de líderes evangélicos, ele apostou em diversas referências religiosas durante um discurso em Arcoverde (PE) nesta quinta-feira (3).
Em apenas um dos trechos da fala, o atual mandatário chegou a usar a palavra “fé” quatro vezes, enquanto falava sobre ter sido eleito presidente sem diploma universitário.
“E isso só pôde acontecer por causa da fé de vocês, por causa da fé, por causa da crença de vocês”, disse Lula.
Se vocês não acreditassem, não tivessem fé, jamais vocês teriam votado para presidente da República num pernambucano que não tem diploma universitário, que só tem diploma primário e um curso do Senai. Vocês votarem em mim foi um ato de fé, de coragem, de acreditar que um milagre estava para acontecer nesse país. Esse foi o primeiro milagre que aconteceu.
Luiz Inácio Lula da Silva
Na ocasião, Lula participava da cerimônia de inauguração de um novo trecho da transposição do rio São Francisco.
O objetivo de superar a relutância do eleitorado evangélico ao governo federal tem sido intensificado diante da queda da popularidade do presidente nas últimas pesquisas. Segundo apuração da CNN, porém, o presidente ainda resiste a essa aproximação.
Ao longo do discurso, o petista fez outras declarações semelhantes. “Então eu resolvi investir em educação e, com a graça de Deus, com o milagre da fé, eu sou o presidente que mais fiz universidades nesse país, que mais fiz escolas técnicas nesse país”, afirmou.
Quando falava sobre a democratização do acesso à educação, o presidente também relacionou os resultados à espiritualidade. “É por isso, companheiros e companheiras, que esse é outro milagre. É o milagre da crença.”
“A gente tem o direito de ser feliz, a gente não fez opção para ser pobre, a gente não quer ser pobre, a gente não quer comer mal, trabalhar mal, ganhar mal, se vestir mal, estudar mal, a gente nasceu para querer todas as coisas boas que Deus nos ensinou a produzir”, disse em outro momento.
Segundo informações da analista de Política da CNN Basília Rodrigues, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, está trabalhando em uma nova campanha de promoção do governo. A ideia é apostar em mensagens positivas como “vai na fé”.