Como a tecnologia ajuda na expansão da igreja?
A constante evolução tecnológica foi o que permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários idiomas, além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Logo, há muito tempo a tecnologia tem ajudado na expansão da igreja.
Com o uso dela, a igreja passou a poder se comunicar com o mundo quase que instantaneamente. Existem diversas formas da tecnologia servir de instrumento de evangelização e discipulado. Essa é uma das suas funções, tornar mais eficaz e eficientes processos e projetos que a igreja já realiza manualmente.
As igrejas devem se capacitar para compartilhar a fé, melhorar a comunicação e a vida em conjunto utilizando as novas tendências digitais.
Para ajudar com isso, nas próximas linhas, vamos entender como a tecnologia ajuda na prática na expansão da igreja
Quais as funções da tecnologia dentro da igreja?
1. Aumenta o alcance da comunicação
A comunicação é a base da missão da Igreja. Logo, implementar a tecnologia no dia a dia das pessoas significa melhorar a comunicação.
É possível continuar interagindo e estreitando o relacionamento com os membros. Além do presencial, de forma remota. Por meio dela, a igreja continua se comunicando, disponibilizando materiais, transmitindo cultos ao vivo e mensagens gravadas. E ainda realiza o acompanhamento pastoral de forma ainda mais intensa e constante.
Por isso, quando se trata da comunicação como caminho para a missão da igreja, a tecnologia permite aos pastores, membros, liderança e visitantes se comunicarem de forma fácil e instantânea, em qualquer lugar.
Por fim, a tecnologia pode ser útil às igrejas ao proporcionar melhor qualidade e interação como organização. Um instrumento tecnológico essencial é o aplicativo para igreja. Com ele é possível ampliar a qualidade do seu pastoreio e engajar os membros e expandir o alcance da igreja.
2. Interatividade da palma da mão
Durante anos, tecnologias como o rádio e a televisão foram canais para propagar os ensinamentos e a Palavra de Deus. Atualmente, com a internet, surgiram inúmeras formas da igreja evangelizar. Além da tecnologia facilitar a comunicação de longa distância e a comunicação de massa, ela permite, também, transmitir o evangelho e o amor de Deus em diversas formas e canais.
Existem inúmeros canais de comunicação que podem ser facilmente utilizados pela igreja. como:
E-mail
blogs
sites
redes sociais
aplicativos
vídeos e serviços de stream
podcasts.
A interatividade e engajamento são características fortes das novas tecnologias que a igreja pode se beneficiar. A tecnologia promove interação em diversos departamentos da igreja, inclusive a ações missionárias a um outro patamar, e deve ser aliada para cumprir o mandamento que Jesus deixou:
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
Isso significa trazer e incluir pessoas em projetos que não estão presentes fisicamente. Através de vídeo, áudio, imagens e palavras, a tecnologia pode ser útil às igrejas possibilitando transmitir um conteúdo diferenciado, amplo e versátil.
3. Crescimento constante
Primeiramente, é importante destacar que igrejas em crescimento não são apenas lugares lotados de pessoas. Nós falamos de promover crescimento na fé, ganhar confiança na articulação de seu próprio discipulado e compartilhar a alegria de sua vida cristã com outras pessoas. Além de crescimento no cuidado e acompanhamento da membresia.
Com a capacidade de conectar e construir relacionamentos, a tecnologia também é uma ferramenta valiosa para o crescimento e alcance das congregações. As igrejas que recorrem à tecnologia têm maior visibilidade e acabam tendo mais apelo com o público, principalmente o mais jovem.
O uso da tecnologia auxilia as igrejas a interagir com a membresia, estimulando a participação, aprendizado e compartilhamento do evangelho e valores de Jesus. Mas também permite às igrejas alcançarem audiências mais amplas, pessoas que provavelmente não as frequentam presencialmente. Além de ainda contribuir na organização de forma eficaz e otimizada, expandindo o ministério.
Uma igreja que marca presença no mundo digital tem envolvimento real com a vida das pessoas, levando o evangelho a elas, em vez de esperar que elas venham ao seu encontro. Ter um site personalizado, com informações claras sobre atividades, eventos e recursos disponíveis, ajuda a elevar o perfil da congregação, mostrando o que a igreja representa.
Um canal proprietário permite que a igreja estabeleça uma relação direta com seus usuários, sem a necessidade de nenhum intermediador. Com isso, as pessoas (mesmo os que não são membros da comunidade) do aplicativo realmente pertencem ao ministério.
As mídias sociais, que são um ótimo canal para as igrejas compartilharem cultura, histórias, momentos e testemunhos, atraem interação, engajamento e despertam interesse.